Karl Blossfeldt (1865 - 1932)


Fotógrafo da Nova Objetividade, devemos a ele em particular um magnífico inventário de formas e estruturas vegetais, das quais oferecemos gravuras muito bonitas, na Moryarty! Para melhor apreciar suas obras, aqui está um pouco de história.

Moldador em uma fundição, ele usava folhas de árvores para enfeitar seus objetos. Mais tarde, como professor, ele projeta ferramentas educacionais sobre ornamentação inspirada em plantas. Faz uma coleção fotográfica de espécies botânicas, sempre com o mesmo processo: de perto, sobre fundo preto ou branco. Ele ampliou suas fotos para destacar as simetrias, texturas e outros detalhes fascinantes das plantas, então anotou o nome latino da espécie. É essa fotografia sistemática que deixará sua marca. Seu herbário continua sendo um verdadeiro recurso científico e artístico.

Em 1926, suas fotografias foram exibidas e tiveram sucesso. Eles evocam, de acordo com cada um, estruturas góticas, Art Nouveau ou formas industriais. Para ele, “[seus] documentos sobre plantas devem participar do restabelecimento do vínculo com a Natureza. “Mais relevante do que nunca!

Trabalhador de formas, jogador de sombras e luzes, seu trabalho único ainda tem grandes horas pela frente!


Onde apreciá-lo em casa?


Como plantas reais, em todos os lugares!