Ogawa Kazumasa (1860 - 1929)


Fotógrafo, impressor e editor japonês.

Ogawa Kazumasa é um fotógrafo japonês. Na adolescência, começou a fotografar e aprendeu uma técnica ancestral de impressão que permitia obter imagens mais precisas, com faixas de cinza mais amplas do que com outros processos. Ele continuou seu aprendizado de fotografia nos Estados Unidos.

Munido de novas habilidades, em particular a do processo de fototipia colorida (técnica de reprodução de imagens, transferindo o negativo negativo para uma placa de vidro coberta com uma camada de gelatina bicromada), ele retornou ao Japão em 1884. Lá oferece seu "cromo -phototypes", uma aliança de know-how técnico e métodos japoneses de colorir à mão, que marcará sua marca e seu sucesso. Ogawa Kazumasa conseguia imprimir imagens com até 25 tons, enquanto outros fotógrafos lidavam com menos de dez. Ele foi então reconhecido internacionalmente por suas imagens completamente inovadoras para a época. Suas naturezas-mortas oferecem uma estética de vanguarda que impressiona ainda hoje. Seu trabalho perturbou os códigos da comunicação visual japonesa e abriu novos caminhos estéticos, principalmente no design contemporâneo.


Onde apreciar os pôsteres de Ogawa Kazumasa em casa?


Sala de jantar, sala de estar, sala de estar, entradas, sala de espera, estas belas naturezas-mortas irão sublimar interiores minimalistas e delicados.