Henri Edmond Cross (1856 - 1910)


Pintor neo-impressionista francês

Henri Edmond Cross, nome verdadeiro Edmond Joseph Delacroix, é um pintor neo-impressionista. Grande desenhista, pintor, aquarelista, foi bastante desconhecido do grande público durante sua vida, mas muito admirado por seus pares pintores e artistas.

Nascido em Douai, no norte da França, a descoberta das paisagens mediterrâneas marcou sua carreira. Mudou-se para o Var, no sul da França, e pintou a Provence a partir dos anos 1900. Em seguida, trocou seus tubos de cor para adaptar sua paleta a essas novas paisagens e suas luzes carregadas.

Um pontilhista, ele afixa cores em pequenos toques, para ilustrar a diversidade de tons que observa. O resultado: telas coloridas, harmoniosas, alegres e controladas, como o que a vida no sul representa para ele.

Lá encontramos amarelos claros e amarelos pintinhos, laranjas ardentes, amplas gamas de azuis, do elétrico ao enxoval para as águas, as árvores e os céus de verão, que ele observa, no verão, em Saint-Tropez. Rosas suaves e intensos se misturam para descrever as nuvens, os reflexos do mar ou a flora da região que ele tanto ama. Ele adiciona branco às cores primárias, o que ilumina suas obras e lhes dá uma aparência fosca e luminosa.

Podemos sentir nas suas pinturas toda a expressão do seu gosto por esta região francesa pela qual se apaixonou. Suas composições retratam cenas pacíficas e felizes, belas luzes de verão. O Museu dos Impressionismos de Giverny (cidade dos impressionistas, perto de Paris) dedicou-lhe uma retrospectiva intitulada “Pintando a Felicidade”.

Sua abordagem e sua técnica são muito ricas e inspiram outros artistas, que recebe em sua casa, no sul da França. Henri Matisse foi um deles! Henri Edmond Cross foi uma figura central no desenvolvimento do fauvismo. Ele morreu de câncer em 1910, reconhecido por seus pares, e ainda deixando uma marca indelével que continua a nos surpreender.


Onde apreciá-lo em casa?


Sala de estar, quartos, biblioteca ou todos os lugares onde a calma e a felicidade são bem-vindas!